quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aleitamento materno sem medo

Olá Mamães !

Hoje foi falar sob um assunto muito importante para as futuras mamães ou  aquelas que tiveram alguma dificuldade na amamentação dos seus primeiro bebês.

O motivo que me levou a relatar minha experiência com meus filhos, foram vários blog com esse questionamento na Net.

Tenho três filhos e somente os dois caçulas amamentei, pois o meu primeiro filho tinha muito medo que doesse, que a mama ficasse caída e outras coisas mais.

Quando engravidei do Lipe , meu segundo filho, hoje com 3 anos, resolvi ler sob esse assunto na internet, pois como não amamentei o Pedro , meu primeiro filho, hoje com 13 anos, passei muita noite em claro com ele, pois como tomou NAN e outros leites artificiais  teve muita cólicas, gases e constipação. Foi horrível essa vivência, só passou quando começou a introduzir a alimentação com sopinhas, papinha  e suco de frutas naturais.

Percebi que o primeiro passo era preparar as minhas mamas para a amamentação, como fazer ? Como o pico do peito é muito sensível, precisa deixá-lo mais grossos, para aguentar as sugadas dos bebes sem machucá-los. Após  o banho você pode passar a própria toalha no pico do peito sem esfregar, faça de forma que não machucá-lo, pois deverão estar sensíveis por causa da gravidez.

O Lipe nasceu no Hospital Estadual Rocha Faria, recebi muita orientação que gostaria de repassar para vocês leitoras. Toda mãe tem leite para amamentar , não importa o tamanho das suas mamas.

Alguns bebês tem muita preguiça para mamar, dorme muito, insista que ele irá mamar.

Não ultrapasse mais de três horas para cada mamada e não deixe seu bebê acostumar dormindo manado, pois isso vira uma hábito horrível, e para nós mãe cansativo.

Deixe somente seu bebê mamada de 10 a 20 minutos em cada mama.

Antes de tudo você deve direcionar o seu bebê corretamente para amamentá-lo para não doer, ferir e machucá-las.

Veja as fotos de posição correta de amamentação.






Ingerir alimentos saudáveis como   relatado abaixo pelo site http://amamentacao.wordpress.com/alimentos-que-estimulam-a-producao-de-leite-amamentacao/

ALIMENTOS (Cereais, Hortaliças e Sementes) úteis para estimular a Lactação:
Arroz Integral
- Aveia
- Canjica
- Castanhas
- Milho e Derivados
- Nozes
- Trigo Integral.
Beterraba
- Cenoura
- Espinafre.

 Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

FRUTAS úteis que estimulam a Lactação:
- Amoras
- Morangos
- Laranja-lima
- Lima-da-pérsia
- Graviola
- Pinha
- Fruta-do-conde
- Mamão
- Uva
- Jaca
- Melão
Obs: Se for o tempo (época da fruta), utilize amoras e morangos na primeira e na última refeição. 

 Orientações retiradas do livro: Saúde pelas Plantas. Páginas 119 a 123. Eliza S. Biazzi. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo. 1994.

São recomendados também:
- Amendoim
- Banana
- Côco
- Figo
- Maçã
- Mamão
- Jaca
- Pêra
- Uva.

 Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

 CHÁS e PLANTAS que estimulam a Lactação:
- Anis verde
- Melissa
- Urtiga
- Angélica
- Erva-doce
- Cidreira
- Hortelã

 Orientações retiradas do livro: Viva Natural. Água -Ar-Sol-Repouso-Alegria. Páginas 149 a 150 e Páginas 167 a 168. Eliza M. S. Biazzi. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo. 1996.

São recomendados também:
- Beldroega:
Usá-la na alimentação na forma de saladas cruas ou refogada.
- Erva-doce e Funcho:
                       Chá das sementes (20g para cada 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.
- Hortelã:
                       Chá das folhas (20g para cada 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.

 Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

 ERVAS CALMANTES que auxiliam o bem-estar da mamãe:
- Maracujá
- Tília
- Laranja (flores)
- Valeriana (raiz)
- Cidreira
- Melissa

- Lúpulo


Pode acreditar que funciona mesmo, fiz essa dieta relatada acima, comecei a ter leite dois dias após o parto.

Já na minha terceira gestação, foi muito dolorido a amamentação, pois a Ana Luisa não pegou corretamente o meu pico, mesmo tirando e recolocando na posição correta ela mesma fazia a maneira dela e com isso, fez uma fissura nos meus dois mamilos, já estava a ponto de desistir de amamentá-la, foram 15 dias de muita dor. Quando retornei ao consultória da minha Obstetra Dra Ana Lucia para avialiação do parto, ela me indicou um disco que ajudava na cicatrização, usei o remédio Mamare ( veja a foto abaixo).
Pessoal para quem não conhece, vai minha indicação ele é ótimo meus mamilos cicatrizaram em dois dias e acabaram o tormento para amamentar.


Deixo aqui meu relato em relação a amamentação, descanse sempre junto com seu bebê para repor as energia e nunca se esqueça de beber muita água.

Nenhum comentário: